O SELFIE é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebido para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. Esta ferramenta destaca o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades.
Para um diagnóstico do Agrupamento, com a recolha de evidências, são utilizados questionários destinados ao registo de opiniões dos dirigentes escolares, dos professores e dos alunos, de forma completamente anónima e voluntária, compilando os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre o uso das tecnologias na escola, não medindo nem comparando os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.
A fim de dar corpo a este projeto, foi criada a equipa do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). Assim, como equipa, e para a diagnose indispensável à concretização desta tarefa, dirigimo-nos a vós, convidando-vos a participarem no referido inquérito.
Também, esta nova ferramenta baseia-se nos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
É pois na esperança da vossa preciosa colaboração que nos subescrevemos com a mais elevada estima,
Alberto Carreira
Alexandra Morais
António José Carvalho
Jorge Saraiva
Luís Favas