No final do 2ºperiodo e 3ºperiodo do ano letivo transato, o Coronavírus obrigou as pessoas a ficarem em casa, encerrando escolas, ficando os pais em teletrabalho e os alunos e professores com aulas a distância.
Assim, nestas aulas que foram dadas à distância, mas em que estivemos sempre perto dos alunos, através das mais variadas formas, no âmbito da disciplina de Iniciação à Programação no 1ºCiclo, os alunos do 3º e 4ºanos, desenvolveram um projeto individual sobre o Coronavírus.
A partir de três histórias disponibilizadas pela Direção Geral de Saúde no site Corona Kids, os alunos tiveram de desenvolver no Scratch uma História ou um Jogo sobre o Coronavírus.
Houve um grande envolvimento dos alunos, e respetivas famílias, nestes projetos, por isso, não podíamos deixar de partilhar alguns dos melhores trabalhos com toda a comunidade educativa!
A Sara Aléxis, do 3ºA, trabalhou muito ao longo do ano letivo e terminou o ano com uma boa nota, porque o seu jogo estava, sem dúvida, fantástico! Ora vejam e testem os vossos conhecimentos sobre o Coronavírus! O objetivo aqui é chegar ao final com mais de 50 pontos! Experimentem!
https://scratch.mit.edu/projects/403991172
O trabalho do Afonso Loureiro, do 3ºB, envolveu vários elementos da sua família como podemos verificar pelas várias vozes que animam esta história. O Afonso aproveitou para nos mostrar como muitos de nós vivemos nesse período de confinamento!
https://scratch.mit.edu/projects/404137278
A História da Quarenta da Núria Cruz, do 3ºB, foi um projeto bastante elaborado e que explica que, mesmo no período de confinamento, alguns pais tiveram que sair à rua para irem trabalhar, tendo de deixar os filhos com outros membros da família.
https://scratch.mit.edu/projects/394933970
Na história da Leonor Ferreira, do 3ºC, a aluna simula o diálogo com a professora quando as aulas voltarem a ser presenciais.
https://scratch.mit.edu/projects/400256218
O trabalho das irmãs gémeas Sofia e Sónia Pereira, do 4ºA, reflete bem as preocupações que todos tivemos quando o número pessoas com Covid-19 não paravam de aumentar!
https://scratch.mit.edu/projects/404978621
Na história da Laura Henriques, do 4ºB, percebemos como todos os alunos estavam com saudades da escola e dos amigos, nesse período de confinamento.
https://scratch.mit.edu/projects/396989806
O Pedro Chinchinim, do 4ºB, convidou todos os colegas e convida agora toda a comunidade escolar a testar os vossos conhecimentos sobre o Covid-19!
https://scratch.mit.edu/projects/401327931
Já a Lara Carvalho, do 4ºB, baseou o seu trabalho nas diversas dúvidas que algumas das crianças pareciam ter no período de confinamento.
https://scratch.mit.edu/projects/394528983
O Afonso Pinto, do 4ºC, criou uma história em que os diálogos das personagens demonstram que, embora durante o confinamento as aulas tivessem continuado online, houve muitas saudades da presença física na escola. Não só dos colegas e amigos, mas também dos professores!
https://scratch.mit.edu/projects/402333171
Por fim, o Gerson Cardoso, do 4ºC, centrou a sua história nas vicissitudes de ficarmos mais tempo em casa e de estarmos mais tempo em família.
https://scratch.mit.edu/projects/398088460
(por Cátia Carminé)