No dia 29 de março, treze alunos do nosso Agrupamento foram selecionados para participarem na 15.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, realizada no Pavilhão Municipal de Pedrouços – Maia e organizada pela Associação Ludus, pela Associação de Professores de Matemática, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Ciência Viva e, localmente, pelo Agrupamento de Escolas de Pedrouços e pela Câmara Municipal da Maia.

Nos seis jogos que se disputaram, foram nossos representantes os seguintes alunos: Pedro Simão (Semáforo) e César Guedes (Gatos & Cães), do 4.º B; João Braga (Rastros), do 4.º C; Mariana Fernandes (Gatos & Cães), Daniel Guedes (Produto) e Francisco Rodrigues (Rastros), do 5.º A; Bianca Almeida (Rastros), do 6.º B; Ana Sofia Teixeira (Rastros), do 7.º A; Marina Ildefonso (Produto), do 8.º C; Guilherme Gamelas (Avanço), do 8.º B; Joana Ribeiro (Produto), Inês Monteiro (Avanço) e Lara Carmo (Atari Go), do 11.º B.

Apesar de não termos passado à fase final, obtivemos excelentes resultados! Parabéns a todos os alunos e muito obrigado aos professores acompanhantes (Alexandra Mateus, Manuel Paiva, Alberto Carreira, Margarida Carvalho e Alice Oliveira).

(por Alexndra Mateus)

Somos os três alunos selecionados para representar o Centro Escolar de Tarouca no 15.º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos 2019.

O Campeonato decorreu no pavilhão Municipal de Pedrouços – Maia, no dia 29 de março.

Enquanto esperávamos pela nossa vez de jogar, sentíamo-nos extremamente ansiosos, porque não sabíamos o que nos esperava. Dentro do pavilhão estavam já a jogar centenas de alunos de todo o país, distribuídos por diversas mesas e organizados por diferentes cores, que correspondiam a cada jogo.

Finalmente chegou a nossa vez de jogar e, pela primeira vez, sentimos algum receio. Quando começámos a jogar sentimo-nos mais descontraídos e empenhámo-nos ao máximo para tentar ganhar. Ganhámos uns jogos e perdemos outros, mas gostámos muito de participar. Foi uma experiência muito enriquecedora, porque conhecemos novas pessoas, aprendemos outras estratégias e divertimo-nos imenso.

O João, do 4.º C, foi o primeiro a jogar e representou o Jogo do Rastros; a seguir jogou o Pedro Simão, do 4.º B, o jogo do Semáforo; por fim, jogou o César, também do 4º B, o Jogo do Gatos & Cães.

No final pudemos trazer a t-shirt, a pulseira e o crachá que serviram para nos identificar e identificar o jogo no qual participámos.

Como não fomos apurados para a final, ainda tivemos tempo para ir ver o mar, que ficava ali tão perto! Estava um dia muito agradável e brincámos muito na praia.

Fomos muito acarinhados pelos professores e alunos da escola sede do Agrupamento aos quais agradecemos o apoio.

De regresso a Tarouca, sentíamo-nos muito felizes e é indescritível a nossa satisfação.

Joguem muito e participem nestas atividades. Vale a pena!

(por César, João e Pedro)