No ano de 2017/2018, a Comunidade Educativa de Tarouca envolveu-se em diversos projetos do ECO-ESCOLAS, o que levou à atribuição de mais um galardão Bandeira Verde para o Agrupamento de Escolas de Tarouca, pelo 8º ano consecutivo.

Assim, no dia 4 de outubro, um grupo representativo da Escola deslocou-se ao Pombal a fim de receber o Galardão. Só que o esforço realizado este ano compensou mais ainda, pois foram 3 os prémios recebidos da ABAE, e que mostraram que os objetivos de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável que, por Tarouca se vão cumprindo numa mudança gradual de atitudes, foram abundantemente recompensados.

Assim obtivemos os seguintes prémios:

  • Este Natal ser Guloso dá prémios – prémio 2º escalão (ex-exequo)
  • Rota Postal pela Floresta/ Nativas versus invasoras (Desafio UHU) - prémio de melhor caderno
  • A nossa floresta em tecido /Roupas usadas não estão acabadas (Criar com estilo 1º escalão ) 3º prémio

Foi gratificante ver que fomos das escolas participantes uma das que recebeu tal quantidade de prémios. Milhares de alunos e professores das 1838 escolas galardoadas estiveram presentes e disseram sim a proteger o ambiente.

Assim, valeu o esforço de todos e, mais ainda, a consciencialização que foi realizada neste âmbito quer na Comunidade Escolar, quer pelo concelho de Tarouca, através dos nossos alunos junto das suas famílias.

A participação essencial neste projeto é sempre o Município de Tarouca, entre os muitos parceiros que nos acompanham, pelo que se agradece o seu pronto apoio sempre que solicitado, nomeadamente no transporte realizado.

Chegou a hora de trabalhar já o projeto de 2018/2019 agora suportado nos domínios da Cidadania e Desenvolvimento: Desenvolvimento sustentável e Educação Ambiental.

P’lo Conselho Eco-Escolas

Isolina Guerra