Fruto dos laços de cooperação existentes entre as duas instituições, decorreu no passado dia 24 de maio, no Pavilhão Desportivo, um Torneio de Boccia, desenvolvido e organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, contando com a colaboração do Grupo de Educação Física e do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, turma C do 10º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos.
Oriundo das civilizações gregas e romanas, o Boccia tornou-se numa modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque, e é considerada a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral. É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azul e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack”, ou “bola alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Está modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas. O Boccia chegou a Portugal em 1983, tendo no ano seguinte o país conquistado uma medalha de ouro nos Jogos de Nova Iorque. Dois anos depois, em 1986, Portugal "deu cartas" nos primeiros campeonatos do Mundo, já com a participação de 12 países.
Originalmente direcionada para indivíduos portadores de paralisia cerebral, nos últimos anos a modalidade tem conquistado outros adeptos, como é o caso dos idosos. No que diz respeito a estes, o chamado Boccia Sénior tem sido um sucesso, tendo o número de praticantes aumentado significativamente. Na época desportiva de 2015-16, estiveram inscritos cerca de 750 idosos, em representação de 68 associações/clubes e outras entidades. Entre outros, são objetivos desta prática: Promover a atividade física e estilos de vida saudáveis; Mobilizar a população sedentária integrando a atividade física em rotinas diárias; Aumentar o conhecimento dos benefícios na saúde, sociais e económicos da prática da atividade; Iniciar os idosos na atividade física através de atividades adaptadas à sua idade e capacidade funcional; Melhorar a autonomia funcional e social dos idosos; Fomentar a participação social e comunitária.
O Grupo de Educação Física reconhece a importância da prática deste desporto para a vida dos idosos e tudo fará para garantir a sua continuidade. Durante o ano letivo que agora finda, a colaboração entre as duas instituições levaram por diante dois eventos desta natureza, tendo a primeira sido a 26 de outubro de 2016. Para finalizar, a salientar a dedicação, o empenho e a competência revelada pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, em tarefas de ajuizamento e organização, como consolidação dos ensinamentos específicos do curso, de uma forma prática.
Escola em Tarouca, 7 de julho de 2017.
O Grupo de Educação Física