Decorreu entre os dias 4 e 8 de maio, uma Visita de Estudo a Londres, direcionada para os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Turismo Ambiental Rural, do Agrupamento Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca.

Integrado nos seus planos curriculares, os docentes que a organizaram pretenderam proporcionar a estes alunos uma experiência de multiculturalidade e de perceção da vida num outro país. Para o grupo de alunos do 12º ano de Técnico de Apoio à Infância, a vertente escolhida foi a visita a um Jardim de Infância de Londres, onde puderam observar a realidade pedagógica existente, questionar diferenças de atuação e, acima de tudo perceber as estratégias de sucesso educativo alcançado.

Para os alunos do 10º ano, do Curso de Turismo, a visita integrou-se na Disciplina de História e Cultura das Artes e, na de Técnicas de Animação e Acolhimento, pelo que foram observados in locu, monumentos e situações descritas nas disciplinas, percebendo-se realidades e vivências diferenciadas do quotidiano dos alunos em Portugal, em termos de monumentalidade, de Museus e de espaços conhecidos apenas na teoria.

Para a maioria foi o seu “batismo de voo” e por isso a ansiedade era muita, mas ao longo do tempo a confiança, o bem-estar, a alegria cativante fizeram com que tudo se tornasse numa agradável experiência que nunca será esquecida.

O convívio diário e constante com pessoas de diversas raças, credos, línguas e diferenciadas formas de ser e de estar, como seja o espaço de Camden Town, levaram à descoberta de um outro espaço e tempo até então desconhecido. Como não ter outra visão da realidade comunitária e globalizante do Mundo, a partir desta experiência?

Percorremos quilómetros no London Underground! Visitamos Houses of Parliament (Big Ben), Westminster Abbey and Cathedral, Trafagal Square,  Convent Garden, Camden Town, Madame Tussaud's, Natural History Museum, Science Museum, Buckingham Palace, Piccadilly Circus , Leicester Square, Greenwich...

O balanço desta visita não podia ser melhor! Foi, de facto, uma aprendizagem intensiva de quatro dias preenchidos por trabalho e lazer, em medidas iguais, e que, na opinião de professores e alunos, contribuiu muito para o enriquecimento pessoal e cultural de todos. São iniciativas deste género que proporcionam aos alunos experiências novas e o contacto com costumes distintos dos seus, constituindo, por isso mesmo, um elemento fundamental para a sua formação pessoal e profissional.

Numa palavra: Unforgettable!

(por Ricardo Pereira)