Integrada no plano plurianual de atividades do Agrupamento, decorreu no dia de 16 de dezembro último, no Auditório Municipal Adácio Pestana, a Festa de Natal, desenvolvida e organizada no âmbito das Áreas Disciplinares que constituem o Departamento das Expressões, contando também com a preciosa colaboração de alguns alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, turma C do 10º ano.

Se bem se lembram, a festa de Natal do ano passado foi dedicada à nossa Fabiana que continua, e continuará, entre nós. Este ano a organização decidiu dedicar a todas as crianças que, um pouco por toda a parte, sofrem na sua vida pelos atentados cometidos pelos adultos que os deviam proteger. Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças. A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos: os direitos à sobrevivência, os direitos relativos ao desenvolvimento, os direitos relativos à proteção, os direitos de participação. São direitos das crianças:

  1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
  3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  5. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
  6. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.
  7. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
  8. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
  9. Todas as crianças têm direito à educação.
  10. Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.

Participaram neste evento cultural e desportivo 119 alunos distribuídos pelas diferentes atividades desenvolvidas nas disciplinas de Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Educação Física e Educação Especial, num total de 24 trabalhos produzidos para o efeito.

Sobre a dança, Platão disse um dia: “a procura do belo é um desejo de eternidade, uma espécie de ânsia de purificação: traz ao homem amor e alegria”. O valor estético da arte contemporânea coloca-nos perante uma imensidão de manifestações artísticas, entre outras, a pintura, a música, a escultura, o cinema e a dança. A dança, a arte do corpo e do movimento por excelência, adquire nesta perspetiva valores e significações estéticas e éticas completamente novas.

Como se os propósitos já elencados não fossem por si só suficientes, este evento serviu também de preparação dos grupos da Ginástica Acrobática para as competições do Desporto Escolar a começar no próximo dia 21 de janeiro em Chaves. Este grupo vai já no seu 8º ano de existência. Durante todos estes anos, o grupo contou com uma participação em 42 eventos competitivos da especialidade e 28 espetáculos de promoção. Centenas de alunas e alunos passaram pelo grupo. Hoje é constituído por 86 alunos, do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico ao 12º ano do ensino secundário, 9 alunos em funções de júri e 1 professor responsável.

A organização aproveitou também este momento para salientar a participação irrepreensível de duas das alunas que estão neste grupo desde sempre. O esforço, a resiliência e a dedicação levaram a Jéssica e a Tânia a patamares superiores de prestação gímnica. Este par feminino de nível III tem sabido elevar bem alto o nome do Agrupamento em diferentes partes do país.

Sendo a Área Disciplinar da Educação Especial parte integrante desta organização, o Departamento das Expressões entendeu não deixar de fora do evento a participação dos nossos alunos com necessidades educativas especiais.

Quer pela elevada taxa de adesão ao evento, quer pela informação de retorno que nos tem chegado, o Departamento das Expressões é do entender que a atividade foi um êxito. Estão uma vez mais de parabéns os alunos participantes pelo seu empenho, disciplina, sacrifício e perseverança demonstrado semana após semana nos treinos.

Por último, a organização da Festa de Natal 2016 salienta a presença de diferentes atores da comunidade educativa, desde a Associação de Pais e Encarregados de Educação até às diferentes entidades convidadas. Uma saudação especial pela presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Eduardo Almeida, bem como do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Sr. Valdemar Pereira. Esta presença muito nos honra.

Escola em Tarouca, 19 de dezembro de 2016.

O Departamento das Expressões