No passado dia 22 de Novembro, os alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Tarouca, realizaram uma visita de Estudo ao CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica de Lazarim, onde puderam usufruir do conhecimento de um espaço que urge divulgar e usufruir.
Os mais de 40 alunos dos diversos Cursos, desde a área florestal, ao desporto, ao turismo e de Apoio à Infância, dentro das áreas disciplinares integradas pelos docentes que os acompanharam, puderam perceber a valia deste espaço de memórias do património imaterial regional, mas também de divulgação da cultura ibérica.
Com a orientação da Arquiteta Tânia e do Sr Amândio, foi possível revisitar o passado da tradição do entrudo, no que ele tem de mais genuíno e tradicional, a que se aliou o acompanhamento da confeção de máscaras tradicionais de Lazarim, pelo Sr Adão, que muito atraiu os alunos, pela sua mestria artesanal e pelas suas histórias pessoais e locais.
A visita ao espaço expositivo das máscaras ibéricas, ainda que com um espólio reduzido, levou à descoberta de tradições, trajes e adereços, de origem milenar, que se estendeu pela exposição de fotografia da FIMI (Festival Internacional da Máscara Ibérica) “Desfile com a Máscara - Lisboa 2015”, numa demonstração de uma cultura carnavalesca muito diferenciada mas com traços comuns muito interessantes, que deve ser divulgada e preservada.
Foi ainda vista a exposição de fotografia “O Douro da Casa Alvão” também ali patente. Para a Comunidade Educativa presente nesta visita de estudo foi tempo de descobrir espaços desconhecidos e que a valorização do património urge pela ação das diversas gerações, mas mais ainda pela sensibilização à atual geração estudantil que serão os intervenientes do amanhã.
(por Isolina Guerra)