O mês de Abril tornou-se um símbolo do Laço AZUL e, diversas instituições promoveram eventos para assinalar este tempo de reflexão sobre a problemática graves de Maus Tratos na Infância, que têm levado a diversas noticias de mortes indignas causadas por este flagelo e pela falta de respeito pelos direitos da Infância.
O Agrupamento de Escolas de Tarouca e a Biblioteca Escolar, juntaram esforços para a sensibilização que a CPCJ de Tarouca e o CLDS de Tarouca quiseram realizar e, diversas iniciativas tiveram lugar para motivar a Comunidade de Tarouca.
Para além da divulgação da importância da efeméride, através da publicitação do significado do Laço AZUL pela história que lhe deu origem, de painéis elaborados pelos alunos de diversos níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Tarouca, foi realizada a construção de um Laço azul com todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, do Centro Escolar de Tarouca, no dia 12 de Abril, com o lançamento de balões por todas as turmas.
Também a problemática da “Violência do Namoro” foi alvo de atenção, tendo as técnicas do CLDS de Tarouca, promovido ações de sensibilização na Biblioteca Escolar aos alunos das turmas do 8º ano, que visam prevenir comportamentos menos assertivos nesta área.
Ocorreu ainda, no dia 20 de Abril, a atividade “Conversa entre Pais e Filhos”, com a Psicóloga Dra Leandra Cordeiro, que se direcionou aos alunos das turmas de 5º e 6º anos e os seus pais. A sessão abriu com a presença das entidades oficiais do Município de Tarouca, da CPLJ de Tarouca e do CLDS Tarouca e dos corpos diretivos do Agrupamento de Escolas de Tarouca, que assim quiseram mostrar o seu apoio a esta iniciativa, que teve como objetivo a promoção e divulgação de comportamentos assertivos, face aos Maus Tratos na Infância.
Juntos e, de mãos dadas, a Comunidade Educativa e a Comunidade em geral, são capazes de promover iniciativas marcantes de sensibilização que urgem ser implementadas para que os valores da cidadania responsável se façam sentir.
(por Isolina Guerra)