Integrada no plano plurianual de atividades do Agrupamento, decorreu no dia de 16 de dezembro último, no pavilhão desportivo da escola, a Festa de Natal, desenvolvida e organizada no âmbito das Áreas Disciplinares que constituem o Departamento das Expressões, contando também com a preciosa colaboração do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, turma C do 11º ano.

Para além de se pretender comemorar a data festiva do Natal, o evento visou igualmente sensibilizar a comunidade educativa para a importância do ensino das artes no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Para o Professor António Damásio, a primazia dada ao desenvolvimento das capacidades cognitivas em detrimento da esfera emocional é um fator que contribui para o declínio do comportamento moral da sociedade moderna.

Participaram neste evento cultural e desportivo 51 alunos distribuídos pelas diferentes atividades desenvolvidas nas disciplinas de Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Educação Física e Educação Especial, num total de 22 trabalhos produzidos para o efeito. Ao evento assistiram mais de duas centenas de membros da comunidade educativa, entre alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e ainda alguns idosos a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca e dos Centros Paroquiais e Sociais de Várzea da Serra e de Mondim. Para além destes, o Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos congratula-se com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca que em muito dignificou a nossa Festa de Natal.

Como se os propósitos já elencados não fossem por si só suficientes, este evento serviu também de preparação dos grupos da Ginástica Acrobática para as competições do Desporto Escolar que entretanto já iniciaram, em Moimenta da Beira, no dia 13 de dezembro passado. Seguir-se-á, a 31 de janeiro, na cidade de Chaves, em Tarouca a 28 de fevereiro e, por fim, servindo como apuramento para a fase Regional, em Lamego a 14 de março. Aproveitando as 15 apresentações da Ginástica Acrobática, entre pares e trios femininos, de nível 1, 2 e 3, o evento serviu ainda como teste prático de avaliação de competências de cinco alunos que irão representar o nosso Agrupamento de Escolas na qualidade de Júri Técnico nas provas competitivas.

Sendo a Área Disciplinar da Educação Especial parte integrante desta organização, o Departamento das Expressões entendeu não deixar de fora do evento a participação dos nossos alunos com necessidades educativas especiais.

Quer pela elevada taxa de adesão ao evento, quer pela informação de retorno que nos tem chegado, o Departamento das Expressões é do entender que a atividade foi um êxito. Estão uma vez mais de parabéns os alunos participantes pelo seu empenho, disciplina, sacrifício e perseverança demonstrado semana após semana nos treinos. Bem hajam!

Escola em Tarouca, 19 de dezembro de 2014.

O Departamento das Expressões