Seguindo as linhas orientadoras do ano anterior, o “Projeto de 5 anos” definiu-se por abranger diversas áreas com as dificuldades mais prementes deste grupo etário, detetadas pelas educadoras titulares de turma em consonância com as educadoras de apoio que irão implementar este projeto.
Após a elaboração da ficha de avaliação diagnóstica, as educadoras de infância Maria Manuela Gonçalves Teixeira Santos e Fernanda Maria Ferreira de Carvalho Lima elaboraram a sua proposta de projeto, elencando os objetivos pretendidos e os alunos abrangidos, de acordo com os itens das fichas apresentadas pelas titulares.
A educadora Manuela Santos encontra-se a apoiar no centro escolar os alunos da turma 1, da educadora Celina Ferreira e da turma 2, da educadora Lurdes Silva; a educadora Fernanda Lima encontra-se a apoiar os alunos da turma 2, da educadora Teresa Rosa, do Castanheiro do Ouro. Pese embora a génese do projeto ser a mesma, as situações, os espaços, os alunos e as educadoras de apoio não o são. Pretende-se que o resultado final seja uniforme e coeso, que as crianças usufruam de um apoio mais individualizado e que os resultados conseguidos demonstrem a importância e eficácia deste projeto no pré-escolar, contribuindo para uma melhor integração no 1º ciclo.
Todos sem exceção, educadoras titulares de turma, educadoras de apoio ao projeto, assistentes operacionais e elementos da direção pretendem, com este projeto implementado, que as crianças aprendam brincando, interiorizem conteúdos e conhecimentos, saibam saber ser e estar, apreendendo valores que os permitirão crescer e seguir com coerência, segurança e alegria, na sua vida futura quer escolar quer social.
(por Celina Ferreira)