No dia 28 de Março o Agrupamento de Escolas de Dr. José Leite de Vasconcelos em Tarouca foi premiado, com um valor pecuniário pelo projeto “Gira, mó do meu moinho! Porque giras tu?”, na 1ª fase da 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", para desenvolvimento do mesmo.

O presente projeto elaborado pela Professora Idalina Carvalho, do 1º ano do Ensino Básico no Centro Escolar de Tarouca, visa levar os alunos a compreenderem o funcionamento de um moinho. Através do método experimental, os alunos vão descobrir como é que a água, enquanto recurso natural, pode constituir-se fonte de energia para mover a mó. Além disso, visa o restauro e o funcionamento de um dos moinhos desativados, como forma de alertar para uma valorização e rentabilização do recurso natural que é a água corrente do rio.

Estão de parabéns a Professora Idalina e os seus pequenos cientistas que irão desenvolver o projeto para divulgarem as suas descobertas na Feira de Mostras, no Pavilhão da Exponor, na cidade do Porto.

(por Olga Carminé)