Na sua promoção é a escola que detém grande influência na participação dos jovens na atividade física. As razões prendem-se com vários fatores, entre outros, desde logo porque é lá que os jovens passam grande parte do seu tempo, a presença da disciplina curricular de Educação Física que acompanha o jovem em todos os níveis escolares, o enquadramento das atividades físicas por recursos humanos devidamente habilitados e a existência de condições materiais necessárias ao seu desenvolvimento.

Para além do objetivo da promoção da saúde, o que já não seria pouco, a educação física é um meio privilegiado para a aquisição, manutenção e desenvolvimento dos valores humanos. Resiliência, empenho, dedicação, esforço, abnegação, disciplina, superação, cooperação, rigor, estética, autoestima e altruísmo são alguns desses valores. Uma vez adquiridos pelo indivíduo, a vida torna-se uma dádiva.

Numa organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, o Grupo de Ginástica do Agrupamento disse mais uma vez sim à participação no Sarau de Encerramento das Atividades Gímnicas daquela instituição do Ensino Superior.

Sendo este já o quarto ano em que participa, a escolha da apresentação recaiu sobre o Grupo de Dança, Patrícia, Sofia, Ana Filipa, Vera, Soraia e Silvana. O grupo apresentou uma coreografia muito bem ensaiada e trabalhada, de elevado rigor técnico e criatividade, de enorme expressividade, contagiando o público de entusiasmo e motivação. A presença regular em diferentes palcos e com diversos públicos, os nossos alunos começam agora a revelar autonomia e iniciativa, capazes de se baterem com os melhores nas disciplinas desportivas em que têm participado. Entendemos pois que tudo isto terá o seu transfere para as suas vidas pessoais, familiares e profissionais no futuro. É para eles que trabalhamos.

(por Rui Ferreira)