No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, os alunos do Curso Profissional Técnico de Museografia e Gestão do Património, em contexto de estágio no Museu de Lamego, realizaram uma atividade de conservação preventiva que tinha como principal objetivo o contacto com o público.
A atividade decorreu durante todo o dia, na sala de ourivesaria religiosa, onde estava a passar um Power Point que mostrava fotografias relativas aos trabalhos realizados pelos alunos até ao momento.
A atividade estava relacionada com a limpeza de ourivesaria (pratas) que foi efetuada apenas com álcool e algodão. Outra ação que os estagiários desenvolveram foi o preenchimento das fichas de diagnóstico, onde tinham que fazer a pesagem, a medição, o diagnóstico das patologias que as peças apresentavam e o registo fotográfico.
Ao longo do dia, os estagiários, para além da limpeza das pratas com álcool, mostraram aos visitantes as várias opções de limpeza, ou seja, o uso do sabão de coco, que deve ser o primeiro procedimento a utilizar, e só depois é que se deve recorrer ao álcool. Além do sabão de coco e do álcool também se pode utilizar a acetona pura, usada apenas em casos onde se verifique uma maior sujidade. Também foi explicado aos visitantes que se poderia utilizar o carbonato de cálcio, mas este só deveria ser aplicado em último caso por ser demasiado abrasivo, podendo provocar o desgaste das peças. Esse produto deve ser misturado com água destilada e aplicado com algodão, depois de atuar retira-se novamente com água destilada.
No decorrer dessa atividade, os estagiários puderam explicar aos visitantes o procedimento de limpeza e o que deveriam utilizar, as pessoas ficavam espantadas e surpresas quando lhes era dito que a limpeza era feita com álcool. Explicaram ainda os procedimentos que deveriam fazer dependentemente com a degradação das peças.
Os estagiários e a equipa responsável pelo estágio
Agradecemos aos professores e às pessoas que disponibilizaram um bocadinho do seu tempo para irem ver o nosso trabalho. Agradecemos também à Dr. Paula Pinto que se disponibilizou para nos ajudar e seguir o nosso trabalho.
Os alunos do 12.ºC
* Fotografias gentilmente cedidas pelo Museu de Lamego