Integrada no Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas de Tarouca, realizou-se no dia 9 de Junho último, pelas 9 horas, a Caminhada 2011, promovida pelo Grupo de Educação Física, tendo como objectivo fundamental a promoção de estilos de vida saudáveis, através da realização de uma actividade física não competitiva, não agressiva e por conseguinte não selectiva, que não necessita de equipamento sofisticado nem de material técnico específico, sendo praticado em plena Natureza com os benefícios característicos que as actividades ao ar livre promovem.
A actividade iniciou-se com a concentração dos 211 alunos, 23 professores, 6 assistentes operacionais e 4 elementos da comunidade educativa no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola, pelas 08.30h, onde assistiram ao briefing sobre o evento, destacando da sua ficha técnica as informações acerca da distância, tempo previsto, locais de passagem, desnível acumulado e regras de conduta a adoptar durante a caminhada. Com o apoio de uma viatura e um militar da Guarda Nacional Republicana em acções de controlo do tráfego rodoviário, os participantes saíram da escola em direcção a Dálvares segundo uma frequência de passada de 100 passos por minuto nos primeiros dois quilómetros, funcionando assim como aquecimento. À medida que o tempo avançava esta frequência foi aumentando progressivamente até ao limite de 160 passos por minuto, terminando com a mesma frequência da partida para o necessário retorno à calma.
A pausa para descanso aconteceu às 10.45h na Sr.ª da Guia, tempo este também utilizado pelos participantes para lancharem e conviverem. Seguiu-se a zona mais dura do percurso, a subida à Santa Bárbara, onde os participantes receberam como prémio pelo seu esforço a fabulosa paisagem sobre Dálvares e o vale do Varosa. Juntando a tudo isto as condições climatéricas quase ideais, o perfume característico deixado pela flor do Sabugueiro e a descida de Santa Bárbara por um carreiro em plena floresta, a organização é do entender que a mesma foi um êxito e os seus objectivos largamente alcançados.
O evento para além da prática em si mesmo serviu para chamar a atenção da necessidade para a realização de uma actividade física com estas características no mínimo quatro vezes por semana, com vantagens significativas na promoção da saúde. Para além desta componente, a caminhada serviu igualmente para reforçar os laços de amizade entre todos os membros da comunidade educativa, facto que favorece grandemente o respeito, a responsabilidade e a cooperação, pilares estes que devem sustentar uma vivência saudável. A adesão e o entusiasmo evidenciado no rosto dos participantes serve de motivação adicional para que o Grupo de Educação Física compreenda já aquela que será a Caminhada 2012, desta vez por terras de Mondim da Beira e São João de Tarouca, no plano anual de actividades para o próximo ano lectivo.
Escola em Tarouca, 13 de Julho de 2011.
Rui Ferreira