segunda-feira, 7 de maio de 2018

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

     Comemorou-se o Dia Mundial da Árvore como uma palestra dinamizada pelas Técnicas  do Gabinete do Ambiente e Qualidade do Município de Tarouca no Centro Escolar e no Jardim do Castanheiro.
O tema incidiu sobre a Floresta Autóctone . No final da palestra os alunos fizeram um pacto comprometendo-se a tomar atitudes que preservem a floresta:
Não deitar lixo ao chão;
Quando vir alguém fumar ao pé da floresta vou pedir que não deitem o cigarro ao chão;
Quando fôr fazer um piquenique vou pedir que não façam fogueiras;
Vou pedir aos meus pais que limpem os terrenos ao pé da casa.
Foram ainda distribuídas por todas as crianças uma planta ornamental que levaram para casa, para cuidarem dela.


Desfile de Carnaval



Este ano o desfile de Carnaval incidiu sobre a temática da Preservação da Natureza. Os alunos do 1º ciclo e pré-escolar desfilaram pelas ruas de Tarouca.







Horta Biológica

    Com a ajuda da D. Celeste que preparou a terra e trouxe algumas sementes os alunos semearam ervilhas e favas nos carreiros feitos.


Ciências experimentais


       Hoje foi dia das experiências. A professora da EB2,3/S deslocou-se novamente às salas do Jardim de Infância para mostrar como é possível encher um balão sem ter que soprar. Juntou numa garrafa vinagre e fermento e colocou de seguida o balão no gargalo da garrafa e para espanto de todos este começou a encher.
Na outra experiência realizada foi observada que a água subiu para dentro de um copo quando a  vela se apagou.
Os alunos puderam observar, experimentar e questionar.

Cantar os Reis

      Como manda a tradição os alunos do Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro percorreram algumas ruas vizinhas para Cantar os Reis, desejando um Bom Ano. Foram também ao Município de Tarouca onde foram recebidos com muita alegria.


sexta-feira, 16 de março de 2018

segunda-feira, 5 de março de 2018

Dia da Floresta Autóctone

 O dia da Floresta autóctone comemorou-se junto dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo tendo sido dinamizado pelo conselho eco-escolas em colaboração com os alunos do Curso Profissional Florestal e o Município de Tarouca. Foi feita uma sementeira de árvores autóctones da região Carvalhos e Castanheiros que posteriormente serão plantados.


Acerca de mim

Jardim do Castanheiro do Ouro e JI Centro Escolar de Tarouca. Este é um espaço de partilha das nossas vivências.