Tendo sido contactado, via telefone, por muitos encarregados de educação colocando as suas preocupações, legitimas, relativamente aos procedimentos quando surge um aluno infetado por COVID-19, pretendo através deste e-mail esclarecer tais procedimentos:

Todas as medidas são tomadas e comunicadas exclusivamente pela autoridade local de saúde.

Logo que as medidas são comunicadas pela delegada de saúde ao diretor do agrupamento, este informa, de imediato, os encarregados de educação. É também do meu conhecimento, quando os alunos ficam em isolamento profilático, que são contactados pela autoridade local de saúde.

Aproveito para sensibilizar que dói muito não nos podermos juntar, conviver com os familiares e amigos mas, neste momento, é o maior ato cívico que podemos e devemos praticar. Só, assim, preservaremos a saúde de todos e regressaremos mais cedo ao convívio social.

Informo ainda que os alunos que até esta data foram infetados pelo COVID-19 aconteceu em ambiente extraescolar e a maioria em ambiente familiar, não se verificando até ao momento qualquer cadeia de contágio dentro da escola.

Cumprimentos a todos,

O diretor,
Eduardo Costa Almeida