São vistos hoje como grandes flagelos que afetam a nossa sociedade, o aumento do consumo de drogas, a violência, o individualismo e o sedentarismo. No seu combate, quer o modelo “médico-remediativo” no campo da saúde, quer o modelo formal da prática desportiva no domínio das atividades físicas, não se mostram até à data capazes de inverter tal tendência. No âmbito da formação que se pretende permanente, compete à Educação Física contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis e para a educação dos valores (Armstrong, 1998).

É hoje inquestionável que a prática regular das atividades físicas e desportivas funciona como veículo promotor da saúde.

Entre outras, o Corta Mato, variante da modalidade desportiva Atletismo, é uma modalidade antiga, de valor educativo e desportivo fundamental, que implica ao mais alto grau o desenvolvimento das capacidades motoras básicas condicionais, como é o caso da resistência, da força e da velocidade. É pois uma atividade física completa que serve de preparação para todas as modalidades que o aluno possa praticar durante a sua vida escolar ou mesmo extra-escolar, contribuindo positivamente para o desenvolvimento harmonioso do próprio.

Organizado pela Área Disciplinar de Educação Física e enquadrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, decorreu em 14 de outubro último o Campeonato Escolar de Corta Mato, edição de 2016, que se realizou no lugar dos Ameais, Esporões. De uma forma entusiasta e digna participaram na atividade um total de 129 alunos distribuídos pelos vários escalões/sexo. Para além do objetivo principal, a prática salutar da atividade física, no âmbito competitivo, estes rapazes e raparigas travaram entre si uma disputa leal e saudável com todas as consequências positivas para o seu desenvolvimento moral, físico, afetivo e emocional.

Com vista à participação da escola no Corta Mato, Fase Regional, no início de 2017, os alunos que garantiram uma classificação entre o primeiro e o sexto lugar terão a oportunidade de conviver e competir com as centenas de alunos das escolas da área de coordenação de Vila Real e Douro.

Para todos os participantes em geral e vencedores em particular o público reconhecimento pelo empenho demonstrado na participação. Parabéns!!!

Escola em Tarouca, 14 de outubro de 2016.

A Área Disciplinar de Educação Física