Atualmente está comprovado cientificamente que o consumo de tabaco é prejudicial para a saúde, sendo uma das causas de doença, de incapacidade e de morte. Os fumadores têm 5 vezes mais probabilidades de ter cancro de pulmão.

Contando com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, o concurso “Fumar é uma Droga” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro que visa, fundamentalmente, informar e sensibilizar os jovens que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário sobre os malefícios de fumar tabaco. O concurso operacionaliza-se através da criação de um mural com mensagem antitabágica no recinto escolar.

No âmbito do Projeto da Educação para a Saúde, a nossa escola decidiu participar neste concurso através do repto lançado aos alunos do 10.ºA. Aceitando desde logo o desafio, os alunos desta turma empenharam-se em tarefas diversas para a sua consecução, muitas das vezes em horário para além do escolar. A própria frase antitabágica nasceu de uma discussão fomentada no seu seio, sendo de elementar justiça salientar a participação do aluno Eduardo Coelho no desenvolvimento do trabalho, em todas as suas fases.

Sobre o mural, o painel tem o tamanho 2x3 metros, conforme o estipulado no regulamento do concurso. Foi escolhida a cor vermelha de fundo, como sinal de proibição. A lupa tem o objectivo de mostrar que aparentemente o fumo do cigarro pode ser inofensivo, mas tem componentes cancerígenos (simbolizados pela caveira).

A frase “Muitas pessoas deixam de fumar…MORRENDO!” tem o objectivo de alertar as pessoas para os malefícios do tabaco, podendo mesmo levar à morte. Sabendo que o tabagismo é uma doença aditiva crónica na qual intervêm factores fisiológicos, psicológicos e sociais, a vontade de viver e a persistência são fundamentais.

 

A Equipa do PES