Este projeto nasceu da necessidade de superar as dificuldades que alguns alunos apresentam na aquisição de determinados conteúdos. São turmas sem alunos fixos que têm como caraterísticas comuns o facto de evidenciarem um desfasamento entre o ano de matrícula e as aprendizagens adquiridas, constituindo turmas provisórias de homogeneidade relativa.

São constituídos por grupos pequenos, com o máximo de 8-10 alunos, permitindo a adoção de metodologias mais específicas e adequadas às dificuldades dos alunos.

Os discentes que integram a turma de ancoragem podem provir de qualquer turma, mas os grupos turma devem ser formados procurando que os alunos estejam ao mesmo nível cognitivo e apresentem o mesmo perfil de aprendizagem, de modo a formar um grupo de trabalho homogéneo.

Os docentes titulares de turma que considerem que um aluno da sua turma deve ser encaminhado para uma turma de ancoragem elaboram um relatório com o motivo do encaminhamento, especificando as dificuldades do aluno e as competências que o aluno tem de adquirir na turma de ancoragem.

Estes alunos logo que adquiram os conteúdos em falta regressam à sua turma de origem.

Este projeto tem sido uma mais valia para que os alunos com estas caraterísticas recuperem os conteúdos que antes demonstravam alguma dificuldade.

(por Olga Carminé)