A Área Disciplinar de Educação Física organizou no dia 15 de março último o Passeio de BTT que contou com cerca de três dezenas participantes, entre alunos e professores.

 

O percurso concebido para o efeito primou pela qualidade técnica, pelo equilíbrio relativamente à exigência física solicitada, bem como pela beleza paisagística. Se juntarmos a isto a passagem por alguns locais de interesse ao nível do património histórico, estamos em condições de afirmar que a atividade foi um êxito. O percurso iniciou-se na escola, saindo em direção à Sr.ª do Monte Ladário e de seguida até à capela de S. João da Boa Vista, onde foi oferecido à comitiva um repasto de enorme qualidade. Com a energia recarregada, o passeio continuou em direção a S. João de Tarouca, descendo de seguida junto ao Rio Varosa até Mondim da Beira, Arcos de Paradela, arco memorial do século XII, e de novo para a escola.

Vários são os investigadores que elegem o andar de bicicleta como uma atividade de extrema importância para a promoção da saúde. A par da natação e do caminhar ou correr, a prática do ciclismo melhora a capacidade aeróbia e o sistema imunitário do indivíduo, com todas as suas vantagens para uma vida saudável. Ao praticar em grupo, outras competências do domínio social e afetivo são igualmente potenciadas, a exemplo, a amizade, o companheirismo, a cooperação e a auto estima. Sendo praticada no meio natural, a sensibilidade ambiental também sairá mais reforçada. Estas são algumas das razões que têm levado tantas pessoas a juntarem-se para andar de bicicleta, hoje mais do que nunca.

Tendo o evento sido um êxito, o Grupo de Educação Física tudo fará para perpetuar a atividade no futuro. Para além disso, o Conselho de Tarouca é rico em locais para a prática da Bicicleta de Todo-o-Terreno.

O Grupo de Educação Física